Projecto MobFood

O projeto MobFood — Mobilização de Conhecimento Científico e Tecnológico em Resposta aos Desafios do Mercado Agroalimentar é promovido e construído pelo Portuguese Agrofood Cluster, o qual é presidido pela PortugalFoods.

apresentação

O consórcio MobFood é formado por 43 entidades, englobando empresas de diferentes subsetores do agroalimentar e ENESIIs (Entidades Não Empresariais do Sistema de Investigação e Inovação) com competências científicas complementares que permitem uma abordagem completa das diferentes áreas do conhecimento fundamentais para o desenvolvimento integral da indústria agroalimentar.
O MobFood tem apoio financeiro da União Europeia através do FEDER, sendo os seus programas financiadores o Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e Programa Operacional Lisboa (PO Lisboa).

Tendo em vista a diferenciação face a concorrentes nacionais e internacionais pretende-se por um lado incrementar a qualidade efetiva dos estudos desenvolvidos e desenvolver novos e inovadores serviços, fruto do conhecimento recolhido durante o presente projeto.

A Sense Test é um dos líderes da PPS8 “Consumidor - Novas Tecnologias de Avaliação”.

objectivos

  • Desenvolvimento de um sistema de realidade mista que permita a realização de provas de análise sensorial em diferentes ambientes virtuais e a elaboração de mapeamentos projetivos tridimensionais;

  • Criação de painéis treinados com o objetivo de se fazer avaliação de frutas DOP/IGP com elevado nível de performance.

  • Utilização de perfis sensoriais dinâmicos (Temporal Dominance of Sensations – TDS e Temporal Check-All-That-Apply – TCATA).

Estas novas tecnologias e desenvolvimentos metodológicos vão ter um forte impacto em ensaios hedónicos e sua relação com atributos sensoriais, que é o principal serviço das empresas de análise sensorial a operar em Portugal. Pela sua eficiência e proximidade com o consumidor, pode representar um incremento real do volume de negócios neste segmento.

Até ao momento, os resultados mais relevantes que foram alcançados são a criação dos painéis treinados capazes de fazer avaliações sensoriais de elevada performance a Maçã de Alcobaça e Pêra Rocha. Foi também já possível desenvolver um sistema de realidade mista, com utilização de 6 diferentes ambientes – restaurantes (cantina e restaurante formal), cafés (bar e esplanada junto à praia) e casas (cozinha e sala de estar) – e com possibilidade de utilizar diferentes questionários (hedónico, line scale, preferência, CATA e TDS/TCATA). Adicionalmente, é também de destacar a aplicação de TCATA para obter perfis sensoriais dinâmicos em cafés e a correlação destes dados com os níveis de proteínas salivares dos participantes.

O envolvimento da Sense Test no projeto MobFood capacita a Sense Test para continuar o seu crescimento acentuado. Mais ainda, as competências e o know-how gerado ao nível da avaliação da perceção do consumidor permitirão apoiar as empresas do sector agroalimentar nacional no sentido de desenvolverem produtos com melhor aceitabilidade junto dos consumidores, melhorando as suas performances e aumentando a sua capacidade de crescimento em mercados internacionais mais competitivos.